facebook blogando curiosidades

Por que choramos quando estamos tristes?

por que choramos?
Todos, independentemente de ser homem ou mulher já sentiu esse sentimento várias vezes na vida, seja por um momento de perder alguém  por motivos de termino de namoro, separação de pais ou até mesmo uma perda definitiva, no caso de morte.
Mais o que poucos sabem, é o por que nós temos esse sentimento de dor ao perder alguma coisa, e acaba com um choro que parece aliviar os sentimentos.
Você vai conhecer todo o mecanismo por trás do chororô, que não é tão simples quanto parece.



sistema límbicoO centro de tudo é o sistema límbico, região do cérebro que controla as nossas emoções. Em situações dramáticas, parte dali uma série de informações que estimulam um monte de glândulas e músculos do corpo. É por isso que as lágrimas podem vir acompanhadas por embrulho no estômago, pêlos arrepiados, taquicardia e até uma bela dor de barriga, esses estímulos variam de intensidade de pessoa para pessoa e dependem até mesmo de fatores como educação e cultura.







Na superfície medial do cérebro dos mamíferos, o sistema límbico é a unidade responsável pelas emoções. É uma região constituída de neurônios, células que formam uma massa cinzenta denominada de lobo límbico.
Originou-se a partir da emergência dos mamíferos mais antigos. Através do sistema nervoso autônomo, ele comanda certos comportamentos necessários à sobrevivência de todos os mamíferos, interferindo positiva ou negativamente no funcionamento visceral e na regulamentação metabólica de todo o organismo.

Veja como ocorre todo o sistema:

bebe triste
1. A "produção" das lágrimas começa com um estímulo emocional, que pode ser algo que a pessoa vê, ouve, sente, lembra... Digamos, por exemplo, que uma menina olhe para um doce que a avó dela sempre fazia

2. A imagem do doce chega ao cérebro e atinge o sistema límbico, que controla as emoções. É lá que ocorre a associação entre o doce e a morte da avó da menina, produzindo uma sensação de tristeza. Uma área do sistema límbico chamada amígdala se encarrega de passar à frente essa interpretação

3. O "colorido emocional" que o cérebro produziu segue por impulsos elétricos até o nervo facial. Uma ramificação desse nervo aciona então as glândulas lacrimais, que ficam logo acima dos olhos. Estimuladas, as glândulas da menina eliminam as lágrimas e daí vem o aguaceiro

Fontes: Mundo Estranho

Os melhores links da semana. Clica aí!

Comentários
0 Comentários

0  :

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.
São publicados aqueles que respeitam as regras! Abaixo um exemplo do que não comentar:

-não relacionados ao tema do post
-com pedidos de parceria
-com propagandas (spam)
-com perguntas não relacionadas ao conteúdo dos artigos
-com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção Nome/URL ou OpenID;

Obrigado por sua visita e volte sempre.

Equipe Blogando Curiosidades