facebook blogando curiosidades

Diferença - Genérico, Similar, Referência

Já se perguntou, qual a diferença de um Medicamento de Marca (Ex: Aspirina) para um Genérico (Ex: Ácido Acetilsalicílico) e para um Similar (Ex: Analgesin), então eu sendo um estudante de Farmácia sinto no dever de ensinar você essas diferenças que são poucas mais envolvem com a rapidez e a ação do medicamento tomado. Leia com atenção e tire suas dúvidas!

0 que é medicamento de referência?

É o remédio inovador cuja eficácia, segurança, qualidade e biodisponibilidade foram comprovadas cientificamente junto ao órgão federal responsável na ocasião do registro. Está há muito tempo no mercado, é bastante conhecido e, geralmente, foi o primeiro remédio que surgiu para curar determinada doença.

E o genérico?

É o que possui o mesmo princípio ativo, o mesmo efeito, as mesmas contra-indicações, a mesma dosagem, a mesma forma farmacêutica (drágea, líquido, pomada, injetável) e a mesma indicação terapêutica de um medicamento de referência. Ambos são intercambiáveis, ou seja, é possível tomar o remédio genérico no lugar do tradicional e vice-versa, com toda segurança.Uma das coisas que pode ser diferente é a cor do comprimido, liquido; o vidro, a cartela, isso tudo pode ser diferente, mais o medicamento e o efeito serão os mesmos.

E o similar?

É o que tem o mesmo princípio ativo do remédio de referência, a mesma concentração, via de administração, forma farmacêutica, posologia e indicação, mas não tem bioequivalência comprovada. Em outras palavras, não pode substituir o de referência porque, apesar de garantido pelo Ministério da Saúde, não foi comprovado se a quantidade e a velocidade com que é absorvido pelo organismo são equivalentes ao medicamento tradicional. Apesar de que a maioria dos similares hoje em dia tem o padrão de qualidade muito superior e se igualam ao de referencia também, até porque grandes industrias não iriam sujar seu nome com um produto que não tem o efeito desejado.

Simplificando:
O remédio de referência tem sua qualidade comprovada cientificamente, bem como o genérico - este, no entanto, não possui uma 'marca', é conhecido apenas por sua substância ativa. Já o similar não tem a bioequivalência comprovada. Somente pela embalagem não é possível diferenciar os de referência dos similares, enquanto o genérico possui uma tarja amarela que o identifica

E quando posso trocar um pelo outro? (veja o gráfico abaixo)
intercabialidade remedio

Os melhores links da semana. Clica aí!

Comentários
0 Comentários

0  :

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.
São publicados aqueles que respeitam as regras! Abaixo um exemplo do que não comentar:

-não relacionados ao tema do post
-com pedidos de parceria
-com propagandas (spam)
-com perguntas não relacionadas ao conteúdo dos artigos
-com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção Nome/URL ou OpenID;

Obrigado por sua visita e volte sempre.

Equipe Blogando Curiosidades